Recepção e tratamento de resíduos MARPOL

A Eco-Oil iniciou a sua actividade em 1 de Junho de 2001 integrada no universo de participações da CUF – Companhia União Fabril SGPS, S.A. (sub-holding do Grupo José de Mello para a área Química).

Foi fundada com o propósito de assistir navios–tanque destinados aos estaleiros da Lisnave sediados na Mitrena e que igualmente integravam, à data, o Grupo José de Mello.

A decisão de construção da Eco-Oil, resulta da mudança do estaleiro de reparação naval da Lisnave de Lisboa para Setúbal e da consequente necessidade obrigatória do estaleiro promover o adequado encaminhamento e tratamento dos resíduos e misturas de hidrocarbonetos gerados a bordo dos navios tanque, por via da Convenção MARPOL 73/78 (International Convention for the Prevention of Pollution From Ships).

Com a instalação da Eco-Oil, a Lisnave ganha igualmente uma importante valência técnica de diferenciação no mercado da reparação naval, no segmento dos navios-tanque, com a capacidade de oferecer aos seus Clientes, um serviço de desgaseificação, com uma localização conveniente, junto ao estaleiro, e que concorre para a rápida entrada dos navio na doca, em condições de gas-free (isentos de gases combustíveis), condição essa necessária à execução dos trabalhos de reparação em total segurança.

2024

A Eco-Oil recebe novamente a distinção exclusiva de Platina do sistema EcoVadis Corporate Responsibility and Sustainability (CRS) e mantém a distinção de PME Excelência.

2023

O EcoGreen Power mantém a certificação de sustentabilidade e é confirmada a redução de 99% de emissões de gases de efeito de estufa quando comparado com o combustível fóssil alternativo.

A Eco-Oil foi destacada como um caso de sucesso no Relatório Anual do Observatório dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas empresas portuguesas, uma iniciativa do Center for Responsible Business & Leadership (CRB) da Católica-Lisbon.

2022

O combustível produzido com a marca EcoGreen Power alcança a certificação de sustentabilidade, ISCC Plus, Internacional Sustainability and Carbon Certification, sendo o primeiro combustível no mundo a obter a certificação completa.

A Eco-Oil obtém a distinção exclusiva de Platinum do sistema EcoVadis Corporate Responsibility and Sustainability (CRS) e mantém a distinção de PME Excelência.

2021

Registo da marca EcoGreen Power.

2020

A Eco-Oil é distinguida com o Prémio PME Excelência.

A Eco-Oil é adquirida por uma empresa nacional – Murfacém Lda. – detida integralmente por um dos seus acionistas anteriores.

2019

É novamente atribuído o selo GOLD pela ECOVADIS, pelo elevado desempenho da Eco-Oil em Responsabilidade Social Corporativa.

A Eco-Oil faz a transição para a ISO 45001:2018 e certifica o sistema integrado de gestão da qualidade, ambiente e segurança, pelas normas ISO 9001: 2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.

Eco-Oil é distinguida, mais uma vez, com o prémio PME Excelência.

2018

A Eco-Oil termina o mandato de Presidência da Euroshore.

A Eco-Oil em conjunto com mais 7 parceiros de negócio cria a Associação de Recicladores de Fuel-Óleo (ARF) e assume a Vice-Presidência. O principal objectivo da ARF é o de representar o sector de reciclagem de combustíveis e potenciar um quadro legal transparente e inclusivo, como pilar fundamental da economia circular.

Lançamento da primeira pedra da Eco-Oil Bahamas em Freeport, na ilha da Grande Bahama.

2017

A ECOVADIS atribui o selo GOLD pelo seu desempenho em Responsabilidade Social Corporativa.

A Eco-Oil é distinguida, mais uma vez, com o prémio de empresa Líder.

A Eco-Oil aderiu aos princípios de responsabilidade social e sustentabilidade do programa Responsable Care da CEFIC.

Arranque da nova refinaria de Fuel, o que permitiu impulsionar a atividade industrial e incrementar a qualidade do combustível produzido.

2016

Em 2016, A Eco-Oil assume a presidência da Euroshore, com um ambicioso plano de modernização da associação europeia.

2015

Emissão da Licença Ambiental, N.º 8/1.0/2015, com capacidade máxima anual de 373 000 toneladas.

Em 2015, arranque dos projectos de investimentos associados ao aumento de capacidade e eficiência no tratamento de águas e na melhoria da qualidade do combustível produzido.

2014

Em 2014, a Eco-Oil assume a Vice-presidência da Euroshore.

2012

Em 2012, o âmbito da certificação é ampliado para “Recolha, Recepção e Tratamento de águas oleosas de origem marítima ou terrestre e valorização dos hidrocarbonetos, através da produção e comercialização de Fuelóleo” e a Eco-Oil obtém a Certificação integrada do seu sistema de qualidade com os Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, segundo os requisitos da Norma NP EN ISO 14001:2004 e a Norma OHSAS 18001:2007.

Ainda em 2012, inicia um importante processo de renovação e actualização dos sistemas de tratamento, controlo e monitorização do tratamento de águas e integração de novas unidades no tratamento de combustível.

2010

Em 2010, a Eco-Oil foi incorporada por fusão na Quimitecnica Ambiente, SA, sendo esta redenominada de Eco-Oil.

A empresa inicia a sua internacionalização, com a análise de diversas oportunidades de investimento noutras localizações.

2009

Em 2009, concluiu-se com sucesso o projecto de certificação de qualidade e a Eco-Oil obtém a certificação NP EN ISO 9001:2008.

2008

Em 2008 a Eco-Oil começa a estudar a sua abertura aos mercados internacionais, procurando activamente a diversificação de negócios através de novas parcerias.

Igualmente inicia o processo de ampliação dos códigos da Lista Europeia de Resíduos que pode gerir nas suas instalações.

2006

Em 2006, através de um “Management Buyout” a Eco-Oil é adquirida pela gestão de topo da empresa.

2001

A Eco-Oil, iníciou a sua actividade em 1 de Junho de 2001 integrada no universo de participações da CUF – Companhia União Fabril SGPS, S.A. (sub-holding do Grupo José de Mello para a área Química).