Política da Qualidade, Ambiente e Segurança

Princípios

O Conselho de Administração da Eco-Oil, assume o cumprimento, a defesa e a promoção dos princípios da atuação responsável, enquanto empresa produtora de combustível, através da marca comercial EcoGreen Power, um Fuel óleo 100% reciclado e sustentável, na linha dos princípios de economia circular que resulta da transformação e valorização de resíduos, com benefício ambiental e menor pegada de carbono numa ótica de ciclo de vida comparado com o combustível fóssil alternativo.

Compromete-se assim a adotar um modelo de gestão fundamentado nos princípios da melhoria contínua e sustentabilidade, visando ser o melhor parceiro das partes interessadas relevantes, nomeadamente clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e meio envolvente.

Nesse sentido, é estabelecido um Sistema de Gestão Integrado – Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho, baseado nas normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 e, um Sistema de Gestão da Sustentabilidade, baseado nos requisitos do sistema International Sustainability Et Carbon Certification, ambos fundamentados nos princípios da melhoria contínua dos seus processos, produtos e serviços.

Objectivos estratégicos

Em conformidade com os princípios definidos, a Eco-Oil pretende alcançar os seguintes objetivos estratégicos:

  • Produzir de forma sustentável e sistemática o fuelóleo com a marca “EcoGreen Power”, combustível 100% reciclado, cumprindo sempre os padrões de qualidade estabelecidos;
  • Aplicar à organização e cumprir os requisitos do sistema International Sustainability Et Carbon Certification – ISCC.
  • Melhorar o desempenho ambiental da organização através da incorporação de medidas de mitigação dos impactes da atividade nos processos, redução das
    emissões directas ou indirectas de gases de efeito de estufa e nas ações de planeamento, coordenação, execução e controlo das tarefas, incluindo os relativos aos turnos e a obras de reparação e melhoria da infraestrutura;
  • Difundir na organização e comunicar junto das partes interessadas a missão, a visão e os compromissos de sustentabilidade da organização;
  • Promover de modo sistemático iniciativas especificas de melhoria do desempenho ambiental, para promover ganhos concretos e mensuráveis nos principais eixos de impacte da atividade, nomeadamente, na utilização racional dos recursos, na redução das emissões, na implementação de medidas mitigadoras de acidentes, na racionalização eficiente da utilização de matérias-primas aplicada nos processos produtivos e na produção de um combustível mais limpo e ambientalmente menos poluidor;
  • Aumentar a sua competitividade, potenciando assim a realização dos investimentos necessários ao reforço do seu posicionamento no mercado;
  • Melhorar continuamente os serviços com vista a satisfazer as necessidades dos clientes e exceder as suas expetativas, procurando responder sempre de forma atempada e preventiva;
  • Melhorar as relações de parceria com os fornecedores, promovendo a identificação de fornecedores e fornecimentos chave e a dinamização da gestão dessas relações;
  • Promover uma permanente atuação de desenvolvimento dos seus colaboradores, procurando incrementar a atualização das suas competências, dinamizando planos de desenvolvimento e de formação, assim como a divulgação de informação e assegurando os adequados planos de integração sempre que necessário em resultado dos perfis funcionais;
  • Assegurar o cumprimento de requisitos legais aplicáveis e outros que a organização subscreva, promovendo uma avaliação periódica dessa conformidade;
  • Assegurar que são sistematicamente revistos e tidos em consideração os aspetos relevantes da proteção do ambiente e da segurança e saúde no trabalho;
    • Manter e desenvolver os sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde do trabalho, estabelecendo objetivos de melhoria contínua, monitorizando os resultados obtidos e introduzindo as ações corretivas necessárias ou estabelecendo objetivos mais ambiciosos;
  • Minimizar os impactes ambientais decorrentes da sua atividade, promovendo a utilização eficiente dos recursos, a redução da poluição, a prevenção de acidentes ou incidentes e a realização de simulacros de emergência, tudo na garantia da manutenção da imagem e boa reputação da empresa;
  • Disponibilizar aos seus colaboradores condições de trabalho seguras e um ambiente de trabalho saudável, de forma a prevenir lesões, ferimentos e quaisquer outros danos para a saúde, bem como a ocorrência de acidentes envolvendo substâncias perigosas, acidentes de trabalho e doenças profissionais, de forma a assegurar elevados padrões de desempenho em matéria de ambiente e de segurança e saúde ocupacional;
  • Promover a comunicação, formação e o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, garantindo a adequação das suas competências às funções que desempenham;
  • Envolver, todos os colaboradores da empresa, bem como os fornecedores e prestadores de serviços que com ela cooperam, no respeito pelos princípios e
    compromissos anteriormente referidos, incluindo os relativos ao Programa “Responsible Care”;
  • Assumir uma visão de gestão integrada tendo como elemento condutor a responsabilidade social, fator estruturante de um desenvolvimento sustentável.

As metas associadas a estes objetivos serão definidas anualmente pelo Conselho de Administração da Eco-Oil.

Envolvimento

A implementação dos princípios e objetivos referidos requer a consulta, o envolvimento e a motivação de todos os colaboradores da empresa, a todos os níveis e em todas as circunstâncias. Requer, ainda, a manutenção de um bom ambiente de trabalho e a preservação dos necessários fatores sociais, psicológicos e físicos que para ele contribuem.
Tem ainda como base uma relação de benefício mútuo e comum com todas as partes interessadas relevantes, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, ao abrigo dos desafios da ONU e dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Barreiro, 23 de Março de 2022

A Administração

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